domingo, setembro 07, 2008

Laura Pausini

Laura Pausini nasceu na Itália, em Solarolo, em 16 de maio de 1974. Desde muito nova (oito anos) já acompanhava seu pai cantando em pianos-bares. Já aos 17 anos participava de muitos concursos, e, aos 18 anos, consiguiu participar do famoso Festival de San Remo(1993), vencendo com a canção "La soletudine". A partir daí, passou a ser conhecida no mundo. Só na Espanha chegou a vender mais de 1 milhão de cópias (11 discos de platina). Laura fez mais sucesso no exterior do que em seu próprio país, por ter sido criticada por não compor suas próprias músicas.

"Comecei a cantar muito cedo, por influência do meu pai, que também é músico. Cantava em bares gêneros como soul, blues e pop. Em 1992, um manager me viu cantando num desses shows e me propôs uma fita demo com a canção "La Solitudine", a mesma que depois se transformaria em sucesso. Gravamos a fita, levamos para várias gravadoras, mas, a princípio, ninguém me aceitou. A única gravadora que mais tarde se dispôs a investir em mim foi a WEA. Propuseram um contrato de três anos e também me inscreveram no tradicional Festival da Canção de San Remo, 1993. Venci o festival, e, daí para frente, minha carreira deslanchou, não só na Itália, como no resto do mundo, inclusive no Brasil."

"La solitudine", "Strani amori" e "Non c'è" foram grandes sucessos de seus primeiros discos, que tiveram versões em espanhol, francês e inglês. Agora, em seu último trabalho, "Le cose che vivi", Laura tenta satisfazer a crítica ajudando na composição de músicas como "Le cose che vivi" e "Incancellabile", além de "Il mondo che vorrei" de sua total autoria.

"Eu sei o conceito, o que sinto, mas preciso de alguém que consiga tirar as palavras corretas de minha boca. Nesse disco há canções de amor como 'Incancellabile' e 'Le cose che vivi' que nunca teria conseguido escrever sozinha"

Mas o sucesso não lhe trouxe apenas alegrias...Freqüentes desentendimentos com sua mãe, que a princípio não queria que ela seguisse carreira, fizeram com que Laura saísse de casa por algum tempo. A música "Mi dispiace" é dedicada a sua mãe,Laura diz que a música não é uma forma de pedir desculpas, mas sim de dizer o que sente.

Download - I sogni di Laura (1987)
Download - Laura Pausini (1993)
Download - Laura (1994) - En Espanhõl
Download - Le cose che vivi (1996)
Download - La mia risposta (1998)
Download - Tra te e il mare (2000)
Download - The Best Of - E ritorno da te (2001)
Download - Lo mejor de - Volveré junto a ti (2001)
Download - From the Inside (2002)
Download - Resta in ascolto (2004)
Download - Escucha (2004)
Download - Live in Paris '05 (2005)
Download - Io Canto (2006)

Nenhum comentário: